Perguntas Frequentes

QUAL O ROTEIRO?

O roteiro será definido próximo a data de embarque, pois os shows acontecem nos decks da piscina e dependemos das condições climáticas.

QUANDO E ONDE SERÁ O EMBARQUE / DESEMBARQUE?

O embarque e desembarque acontecem no porto de Santos SP, nos dias 23 e 26/novembro de 2019.

QUE HORAS É O EMBARQUE / DESEMBARQUE?

O embarque começa no dia 23/11/2019 no porto de Santos a partir das 12:00 e termina às 16:00.

O desembarque começa às 08:00 no dia 26/11/2019.

QUAIS OS PONTOS DE EMBARQUE E HORÁRIOS DO TRANSFER?

Saídas das 10:00 as 11:30

  • Ida/Volta: R$ 130,00 (p/ pessoa)
  • Pontos de saída: Aeroporto de Guarulhos / Congonhas ou Ginásio do Ibirapuera

QUAL A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA O EMBARQUE?

Para o embarque é obrigatório a apresentação do documento de identidade original com foto (RG, CNH ou RNE) válido e em bom estado de conservação. Menores de 18 anos que estiverem viajando desacompanhados dos pais ou tutores legais precisam da autorização dos mesmos em duas vias e com firma reconhecida; menores de 12 anos também poderão embarcar com Certidão de nascimento.

Estrangeiros: Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros). Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto.
Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

Com o objetivo de agilizar o embarque, é extremamente importante que seus hóspedes cheguem ao porto no horário determinado, tendo em mãos o seu e-Ticket e o documento com foto.

POSSO LEVAR ALIMENTOS E BEBIDAS A BORDO?

Não, embora alimentos e bebidas possam ser comprados a bordo.

POSSO TRAZER COMIDAS E BEBIDAS A BORDO APÓS MINHA EXCURSÃO?

Não, embora comidas e bebidas possam ser compradas a bordo.

O QUE EU NÃO POSSO LEVAR?

Conforme normas Internacionais de Segurança adotada são considerados Itens proibidos pela Companhia Marítima: Bebidas alcoólicas e não alcoólicas, armas de fogo, faca, tesoura, canivete, armas brancas (soco inglês, tacos, bastões, spray de pimenta, etc.) algemas, objetos afiados e/ou perfuro cortantes, ferro, secador de cabelo, chapinhas de cabelo e “babyliss”, itens explosivos e /ou inflamáveis. Se qualquer um desses produtos for encontrado na bagagem ou com o passageiro ao passar pelo raio-x durante o processo de embarque em qualquer porto, o passageiro será chamado para fazer o descarte. A idade mínima para aquisição e consumo de bebidas alcoólicas a bordo é de 21 anos.

COMO A BAGAGEM É ENTREGUE AO EMBARCAR E DEIXAR O NAVIO?

Antes de chegar ao terminal de navios, os hóspedes devem identificar sua bagagem usando as etiquetas recebidas com o bilhete de embarque e entregá-la à equipe da MSC Cruzeiros no terminal. A bagagem será entregue diretamente na sua cabine, pouco depois do embarque.
Dois dias antes do término de cada cruzeiro, os hóspedes recebem diretamente em suas cabines os procedimentos de desembarque e as etiquetas de bagagem. Deixe a bagagem etiquetada na parte externa da cabine, próximo à porta, na noite que antecede o desembarque. A bagagem será retirada e entregue diretamente no edifício do terminal durante o desembarque.

HÁ CADEIRA DE RODAS DISPONÍVEL AOS PASSAGEIROS?

Cadeiras de rodas estão disponíveis em todos os navios da frota da MSC Cruzeiros, para uso no embarque e desembarque ou no caso de emergências.

GESTANTES PODEM VIAJAR?

Mulheres grávidas só podem embarcar com até 23 semanas de gestação mediante apresentação no embarque de um atestado médico original confirmando o estágio e as condições de saúde para realizar o cruzeiro. Caso a gestante esteja com 24 semanas ou mais de gestação fica proibido o embarque.

CRIANÇA PAGA?

Sim. Criança paga o valor integral.

A PARTIR DE QUANTOS ANOS CRIANÇA EMBARCA?

À partir de 6 meses de idade.

O QUE SÃO AS TAXAS DE SERVIÇO?

A taxa de serviço, calculada diariamente de acordo com a duração do cruzeiro, o destino e o navio, é cobrada pela MSC Cruzeiros no fim da viagem. Esta taxa de serviço é paga inteiramente à equipe que presta os serviços de hotel a bordo. Por esse motivo, gorjetas não são necessárias.
Taxa de serviço do bar
Uma taxa de serviço de bar de 15% será automaticamente adicionada a todas as compras.
Taxa de serviço do spa
Uma taxa de serviços de 15% será adicionada a todos os serviços de spa adquiridos a bordo e paga no término do cruzeiro, na conta final.

AS BEBIDAS ESTÃO INCLUSAS?

Não, você consegue comprar pacotes de bebidas a bordo.

A TAXA É PAGA NO EMBARQUE?

Não. A taxa deve ser paga junto com a compra da cabine e poderá ser parcelada.

O TRANSFER PODE SER PARCELADO?

Sim. Se for adquirido juntamente com a compra da sua cabine.

AS BEBIDAS ESTÃO INCLUSAS?

Não, você consegue comprar pacotes de bebidas a bordo.

COMO POSSO COMPRAR MINHA CABINE?

– Loja online PromoAção

– Canais de atendimento PromoAção

– Agências credenciadas.

A Bordo

QUAIS SÃO AS FORMAS DE PAGAMENTO A BORDO?

Todas as compras a bordo são feitas com o Cruise Card pessoal, eliminando assim a necessidade de carregar dinheiro ou cartões de crédito a bordo. Para ativar compras com o Cruise Card, os hóspedes devem cadastrar seu cartão de crédito internacional ou de débito internacional a bordo nos pontos de ativação do Cruise Card, ou fazer um depósito em dinheiro na Recepção, imediatamente após o embarque.

QUAIS SÃO OS CARTÕES DE CRÉDITO ACEITOS?

Visa, MasterCard, American Express, e Diners Club. Os cartões devem ser internacionais.

COMO POSSO ENCONTRAR O QUE PRECISO NO NAVIO?

Há um mapa do navio disponível em todas as cabines.

QUAL É A TEMPERATURA A BORDO?

A MSC Cruzeiros assegura que a temperatura dentro de nossos navios é agradável, levando em consideração as condições climáticas. A temperatura em sua cabine pode ser controlada facilmente usando o termostato.

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS MÉDICOS DISPONÍVEIS A BORDO?

Todos os navios da MSC Cruzeiros contam com um centro médico bem equipado, supervisionado pelo médico do navio e outras pessoas da área médica. O centro médico está em funcionamento nos horários divulgados na programação diária do navio. Os serviços de emergência estão disponíveis o tempo todo por meio dos números de emergência médica.

O QUE ACONTECE SE EU PERDER ALGUM OBJETO NO NAVIO?

Hóspedes que perderem itens a bordo devem procurar a recepção ou o Serviço aos Hóspedes para verificar se seus pertences foram devolvidos.

PERMITIDO FUMAR A BORDO?

De acordo com padrões globais, existem menos áreas para fumantes do que para não fumantes, as quais são indicadas por placas de sinalização e cinzeiros.
Fumar (incluindo cigarros eletrônicos) não é permitido nas cabines, nas varandas das cabines ou em qualquer lugar não indicado claramente com placas de sinalização e cinzeiros.
Fumar em locais não permitidos está sujeito a uma multa de limpeza. A recorrência desse ato pode levar ao desembarque.
Gostaríamos de lembrar que jogar fora “bitucas” de cigarros ou qualquer outro item no mar é estritamente proibido por leis marítimas internacionais.

HÁ ESPREGUIÇADEIRAS DISPONÍVEIS?

As espreguiçadeiras são gratuitamente disponibilizadas para os hóspedes. Os hóspedes não devem manter “reservadas” as cadeiras de sol e espreguiçadeiras, deixando seus pertences sobre as mesmas durante sua prolongada. Haverá toalhas disponíveis para os hóspedes ao redor das piscinas. As toalhas devem ser devolvidas após o uso. As toalhas que não forem devolvidas serão cobradas na fatura do hóspede.

HÁ ESPREGUIÇADEIRAS DISPONÍVEIS?

As espreguiçadeiras são gratuitamente disponibilizadas para os hóspedes. Os hóspedes não devem manter “reservadas” as cadeiras de sol e espreguiçadeiras, deixando seus pertences sobre as mesmas durante sua prolongada. Haverá toalhas disponíveis para os hóspedes ao redor das piscinas. As toalhas devem ser devolvidas após o uso. As toalhas que não forem devolvidas serão cobradas na fatura do hóspede.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS CABINES?

Todas as cabines são equipadas com minibar, TV, TV interativa, cofre, secador de cabelo, ar-condicionado e telefone.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL NAS CABINES INTERNAS?

Todas as cabines são equipadas com frigobar, TV, TV interativa, cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone e chuveiro.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL NAS CABINES COM VISTAS PARA O MAR?

Todas as cabines com vistas para o mar são equipadas com frigobar, TV, TV interativa, cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, chuveiro e janela.
Algumas cabines podem ter a vista obstruída.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL NAS CABINES COM VARANDA?

Todas as cabines com varanda são equipadas com frigobar, TV/TV interativa, cofre, secador de cabelo, telefone, ar-condicionado, chuveiro ou banheira e varanda.
Algumas cabines possuem a vista parcial.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL NAS SUÍTES AUREA?

Todas as suítes Aurea com vista para o mar são equipadas com frigobar, TV/TV interativa, cofre, secador de cabelo, ar-condicionado, telefone, chuveiro ou banheira e varanda ou janela panorâmica vedada.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL NA CABINE FAMILIAR?

Suíte Familiar e Executiva (YC) : minibar, TV interativa, cofre, secador de cabelo, telefone, ar-condicionado, banheira, janela panorâmica vedada e Console Nintendo Wii.

QUAL EQUIPAMENTO ESTÁ DISPONÍVEL NAS SUÍTES YACHT CLUB?

Frigobar de cortesia completo, televisão tela ampla interativa com rádio, cofre, secador de cabelo, telefone, varanda, banheira de mármore, lençóis de algodão egípcio exclusivos e roupão, console Nintendo Wii e serviço de mordomo 24 horas.

POSSO FAZER LIGAÇÕES TELEFÔNICAS DA MINHA CABINE?

Sim, sem custo se a ligação for para outras cabines ou para as instalações do navio (ou seja, lojas, atendimento ao hóspede e SPA). Para ligações externas, será cobrada uma taxa na sua conta a bordo; tarifas e instruções estão disponíveis a bordo.

O SERVIÇO NA CABINE ESTÁ DISPONÍVEL?

Sim, o serviço na cabine está disponível 24 horas por dia (Custo adicional); disque 99 no telefone na sua cabine (Recepção – Serviço aos Hóspedes).

HÁ SERVIÇO DE LAVANDERIA A BORDO?

Sim, há serviço de lavanderia a bordo, disponível mediante taxa. Uma lista de preços é fornecida na cabine; ou disque 99 do telefone na sua cabine para informações.

POSSO TRAZER APARELHOS ELÉTRICOS COMIGO?

Os únicos aparelhos elétricos permitidos nas cabines são barbeador elétrico, carregador de bateria e computador. Aparelhos que geram calor não são permitidos.

POSSO TOMAR CAFÉ DA MANHÃ NA CABINE?

O café da manhã na cabine tem custo adicional. Servido todos os dias, exceto na manhã da chegada do navio ao seu destino final (check-out). Deverá ser solicitado com antecedência, na noite anterior, preenchendo o pedido que está na cabine e colocando-o na maçaneta da porta da cabine do lado de fora. Incluído para MSC Yacht Club.

O QUE É A PROGRAMAÇÃO DIÁRIA?

É como um jornal diário, entregue na cabine toda noite, com atividades para o dia seguinte. Ela inclui informações importantes sobre a vida a bordo, curiosidades náuticas, horários de atividades, refeições, instalações, lista telefônica e mais. Hóspedes também receberão as promoções diárias, listando as promoções do dia. Cópias também estão disponíveis na Recepção – Serviço aos Hóspedes.

QUAIS SÃO AS INSTALAÇÕES DISPONÍVEIS PARA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS PEQUENAS?

Todos os navios oferecem Mini Club para crianças de 3 a 6 anos de idade; Juniors Club de 7 a 11; Young Club de 12 a 14; e Teens Club de 15 a 17. Além disso, bebês de 6 meses a 3 anos podem brincar no Mini Club com os pais. Todas as crianças podem ser inscritas nos Clubs, sem custo.

HÁ UMA PROGRAMAÇÃO DIÁRIA FORNECIDA?

Toda noite, uma programação detalhada para o dia seguinte será entregue na cabine. Ela contém todas as informações principais sobre várias atividades e opções de entretenimento disponíveis.

QUAIS SÃO AS LOJAS QUE ENCONTRAREI A BORDO?

Todos os navios têm lojas, salão de beleza e serviço fotográfico. Os preços são publicados a bordo. Todos os hóspedes do MSC Yacht Club podem aproveitar oportunidades de compras particulares, ver com exclusividade joias selecionadas em sua suíte e receber a entrega personalizada na suíte de itens comprados.

QUAL É O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS LOJAS?

Os horários de funcionamento estão listados na programação diária que é entregue à cabine todos os dias. Normalmente, as lojas ficam abertas durante dias de navegação e durante a noite.

HÁ UMA TAXA PARA O CINEMA 4D A BORDO?

Sim, a taxa para o cinema 4D a bordo do MSC Fantasia e MSC Splendida é € 6 por pessoa. As tarifas são sujeitas a alteração.

É NECESSÁRIO FAZER RESERVAS PARA O TEATRO?

Não, a MSC Cruzeiros construiu grandes teatros em todos os navios para assegurar que cada hóspede tenha um assento confortável e de qualidade. Hóspedes podem participar de um dos dois planos de assento, que são idênticos aos planos de assento do serviço no restaurante. As apresentações são repetidas duas vezes por noite, ou seja, há espaço para todos.

Necessidades Especiais

HÁ MENUS ESPECIAIS PARA PASSAGEIROS PORTADORES DE DOENÇA CELÍACA OU COM INTOLERÂNCIA/ALERGIA A ALIMENTOS?

Hóspedes com intolerância e/ou alergia a alimentos devem informar a MSC Cruzeiros de suas necessidades por meio de um formulário de necessidades especiais no momento da reserva e, assim que estiverem a bordo, confirmar suas necessidades na recepção e/ou com o Maître d’Hôtel.
A MSC Cruzeiros recebeu a certificação do Bureau Veritas para o fornecimento de cardápios internacionais sem glúten (código alimentar: 20ppm) em seus principais restaurantes a bordo. Por favor, cheque a disponibilidade dos menus sem glúten no momento da reserva.
Refeições Kosher pré-embaladas e produtos Halal de alta qualidade (carne bovina, cordeiro e aves) estão disponíveis se requisitados pelo menos dois meses antes do embarque.

POSSO LEVAR MEDICAMENTOS A BORDO?

Sim. Eles devem ser transportados na bagagem de mão. Além disso, orientamos nossos hóspedes a trazerem consigo a lista de medicamentos que pretendem levar a bordo, para que a equipe médica a bordo ofereça assistência no caso de serviço médico de emergência.

COMO FAÇO PARA INFORMAR À MSC CRUZEIROS SOBRE MINHAS NECESSIDADES ESPECIAIS?

A MSC Cruzeiros deve ser informada de todas as necessidades especiais através do Formulário de necessidades especiais no momento da reserva. Além do formulário, podemos solicitar um atestado médico que confirma que o hóspede está apto a viajar.

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS MÉDICOS DISPONÍVEIS A BORDO?

Todos os navios da MSC Cruzeiros contam com um centro médico bem equipado, supervisionado pelo médico do navio e outras pessoas da área médica. O centro médico está em funcionamento nos horários divulgados na programação diária do navio. Os serviços de emergência estão disponíveis o tempo todo por meio dos números de emergência médica. Com exceção das emergências, os serviços médicos estão sujeitos a taxa, e os preços estão disponíveis a bordo. Hóspedes que incorrerem despesas médicas durante a viagem podem solicitar o reembolso à sua seguradora (caso contratada) quando desembarcarem.

A EQUIPE A BORDO RECEBE TREINAMENTO ESPECIAL PARA OFERECER ASSISTÊNCIA AOS HÓSPEDES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA OU MOBILIDADE REDUZIDA?

A nossa tripulação recebe treinamento interno específico para que compreendam as necessidades das pessoas portadoras de deficiência ou com dificuldade de locomoção para que possam prestar assistência adequada.

QUAL É O PRAZO PARA NOTIFICAR A MSC CRUZEIROS DE MINHAS NECESSIDADES ESPECIAIS?

Para podermos oferecer aos nossos hóspedes a melhor experiência a bordo possível, precisamos conhecer todas as suas necessidades especiais dos nossos hóspedes com antecedência, independentemente de sua complexidade. Consequentemente, pedimos que os hóspedes nos informem de suas necessidades no momento da reserva. Após esse prazo, talvez não sejamos capazes de oferecer o nível de assistência solicitado.

POSSO VIAJAR COM O MEU CÃO-GUIA?

O embarque de cães devidamente treinados e licenciados é permitido em toda a frota MSC, desde que apresentem boas condições de saúde e que possuam toda a documentação necessária para ingressar  nos países que serão visitados durante a viagem de cruzeiro.
Os hóspedes receberão com antecedência todas as informações necessárias sobre as acomodações do animal, os aparelhamentos disponíveis, bem como sobre os procedimentos para embarque e desembarque. O hóspede é o  único responsável (com o auxílio do cuidador, se for o caso), pela guarda, alimentação e pelos cuidados gerais do animal.

EXISTE SINALIZAÇÃO PARA HÓSPEDES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?

Todas as nossas embarcações possuem sinalização em Braille nas áreas de circulação, nos elevadores e nas portas das cabines. Dispomos, também, de um sistema de áudio nos elevadores das embarcações que anuncia o andar no idioma inglês.

QUEM CUIDARÁ DA MINHA SOLICITAÇÃO E QUAL É O TRATAMENTO QUE SERÁ DISPENSADO A MESMA?

Todas as solicitações enviadas diretamente à MSC Cruzeiros ou através de agência de viagem serão tratadas por uma equipe especificamente qualificada e treinada da nossa Central de Contato. Em alguns casos, talvez seja necessário fazer uma avaliação mais detalhada do ponto de vista prático ou médico, que será realizada por um comitê interno especializado. Em todos os casos as informações sobre nossos hóspedes serão tratadas nos termos de nossa política de privacidade.

QUAL É O PRAZO PARA RECEBER UMA RESPOSTA À MINHA SOLICITAÇÃO DE NECESSIDADES ESPECIAIS?

Em dias úteis as solicitações são tratadas imediatamente. Alguns casos exigem uma é avaliação mais detalhada e portanto as respostas poderão levar um pouco mais de tempo. Procuramos responder a todas as solicitações o mais breve possível.

A MSC CRUZEIROS PODERÁ RECUSAR A MINHA RESERVA OU NÃO PERMITIR O MEU EMBARQUE?

Isto somente ocorre no empenho de garantirmos a segurança de nossos hóspedes e da tripulação, o que é de suma importância.

UM HÓSPEDE COM MOBILIDADE REDUZIDA PODE VIAJAR DESACOMPANHADO?

Sim, desde que o mesmo seja totalmente independente. Caso contrário, o mesmo deverá viajar com um cuidador para que disponha de toda a assistência necessária.

QUAIS ÁREAS DO NAVIO SÃO ACESSÍVEIS PARA OS HÓSPEDES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA OU QUE TENHAM DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO?

Todos os andares, áreas públicas e áreas de hóspedes dos nossos navios são projetadas para serem  inteiramente utilizadas pelos nosso hóspedes com mobilidade reduzida. As lanchas de apoio também são acessível.

EXISTEM CABINES PARA HÓSPEDES PORTADORES DE DEFICIÊNCIA OU COM MOBILIDADE REDUZIDA?

Sim. Toda a frota da MSC possui um número limitado de cabines especialmente adaptadas, com mais espaço para facilitar a locomoção. Estas cabines devem ser solicitadas no ato da reserva. Para obter mais informações e as especificações técnicas, consulte o seu agente de viagens.

POSSO TRAZER MINHA SCOOTER DE MOBILIDADE A BORDO?

Sim, você pode. As scooters de mobilidade devem ser guardadas e as baterias recarregadas em sua cabine (evitando conectar ao mesmo tempo o secador de cabelo). Lembre-se que a scooter de mobilidade diminui o espaço disponível em sua cabine.
Devido a restrições de segurança, cadeiras de roda e scooters de mobilidade não podem ser deixadas no corredor. Sua scooter de mobilidade deve caber em uma cabine normal com tamanho de porta limitada, 62 cm. Se sua scooter de mobilidade é maior do que o tamanho reportado das portas do navio escolhido, você deverá reservar uma cabine para hóspedes com mobilidade reduzida (sujeito à disponibilidade) ou providenciar uma scooter menor.